domingo, 29 de junho de 2008

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry faria hoje 108 anos. Foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. As suas obras foram caracterizadas por alguns elementos em comum, como a aviação e a guerra.
Entre as suas obras, destaca-se "Le Petit Prince".
"O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas um olhar mais profundo capta todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois activos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

Mostra-nos uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós entregamo-nos às nossas preocupações diárias, tornamo-nos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos."

Deixo-vos algumas citações desta obra que marcou várias gerações. Perdoem-me, mas não vou traduzir as citações. O que é bom, e bom no original.

- "Les grandes personnes ne comprennent jamais rien toutes seules, et c'est fatigant, pour les enfants, de toujours leur donner des explications."

- "Quand on a terminé sa toilette du matin, il faut faire soigneusement la toilette de la planète."

- "Voici mon secret. Il est très simple: on ne voit bien qu'avec le cœur. L'essentiel est invisible pour les yeux."

- "Les enfants seuls savent ce qu'ils cherchent"

- "J'aime bien les couchers de soleil. Allons voir un coucher de soleil..."

Absolutamente genial!

Sem comentários: