segunda-feira, 30 de junho de 2008

Catapulta humana

Estes japoneses não regulam mesmo bem. Este vídeo é a prova disso. Depois do Bungee Jumping, parece que este é o novo desporto da moda. Confesso que estive à espera até ao fim do vídeo que algo corresse mal... Tinha muito mais piada... Eh Eh Eh!

domingo, 29 de junho de 2008

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry faria hoje 108 anos. Foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. As suas obras foram caracterizadas por alguns elementos em comum, como a aviação e a guerra.
Entre as suas obras, destaca-se "Le Petit Prince".
"O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas um olhar mais profundo capta todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois activos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

Mostra-nos uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós entregamo-nos às nossas preocupações diárias, tornamo-nos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos."

Deixo-vos algumas citações desta obra que marcou várias gerações. Perdoem-me, mas não vou traduzir as citações. O que é bom, e bom no original.

- "Les grandes personnes ne comprennent jamais rien toutes seules, et c'est fatigant, pour les enfants, de toujours leur donner des explications."

- "Quand on a terminé sa toilette du matin, il faut faire soigneusement la toilette de la planète."

- "Voici mon secret. Il est très simple: on ne voit bien qu'avec le cœur. L'essentiel est invisible pour les yeux."

- "Les enfants seuls savent ce qu'ils cherchent"

- "J'aime bien les couchers de soleil. Allons voir un coucher de soleil..."

Absolutamente genial!

sábado, 28 de junho de 2008

Pássaro Cool

Este pássaro é lindo. Não me importava de ter um em casa...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Deus Castiga

Não vou fazer comentários... O vídeo está lindo!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

José Barata-Moura

A entrada de hoje é dedicada a um aniversariante de luxo. Pelo menos assim o considero.
José Barata-Moura nasceu em 1948, em Lisboa. Licenciado e Doutorado em Filosofia pela mui ilustre Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Barata-Moura exerceu também o cargo de (Magnífico) Reitor da mesma Universidade entre Maio de 1998 e Maio de 2006. Ele não sabe, mas acompanhou-me ao longo todo o meu percurso académico. Antes de ter passado pela Faculdade, Barata-Moura foi também aluno do Lycée Français Charles Lepierre de Lisboa.
É também autor de canções infantis, entre elas "Joana come a papa", "Olha a bola Manel" e "Fungágá da Bicharada", que todos nós recordamos. Pessoalmente, recordo em particular o "Fungágá", por razões académicas e, de certo, muitos dos que passaram pela FLUL também recordam com saudade. Deixo-vos o "Fungágá" para recordarem.


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Quim Roscas e Zeca Estacionancio

Bom. Há falta de sorrisos, deixo-vos os "Altos patrocínios" do Quim Roscas e Zeca Estacionancio. Absolutamente brilhante.

domingo, 22 de junho de 2008

A evolução da dança

Hoje apanhei um bocadinho do programa da televisão de Oprah Winfrey. O tema era o YouTube. Fiquei a ver, para ver o que é que saí dalí. E descobri este senhor, que é comediante e, que para animar os seus espectáculos, decidiu fazer uma demonstração da evolução da dança. Está absolutamente fabuloso. E já agora, ficam a saber que este é um dos vídeos mais vistos no YouTube, com 89 milhões de visitantes.

sábado, 21 de junho de 2008

Finalmente o Verão!

Finalmente chegou o Verão! Pelo menos oficialmente, porque ainda não percebi muito bem em que estação do ano estamos. É um facto que tem estado calor, aliás muito, mas ainda não é constante. E isso chateia. Nunca sabemos bem o que havemos de vestir, ainda não sabemos bem se podemos ir para uma esplanada numa daquelas noites fabulosas em que só apetece beber imperiais e caipirinhas. Nem sabemos bem se podemos combinar de véspera ir à praia. É uma chatice.

Bem, além de hoje começar o Verão, ficam a saber que o príncipe William de Inglaterra faz hoje 26 anos.

E outra coisa que também não tem nada relacionado, hoje é o dia Internacional da Música.
Para comemorar este dia, deixo-vos um vídeo de uma orquestra, que penso ser a Filarmónica de Berlim, conduzida pelo Maestro Herbert Von Karajan, a interpretar o "Verão" das "Quatro Estações" de António Vivaldi.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

"Vô lá ler" (adaptação/tradução do "Volare")

Esta está brilhante! Não podia deixar de partilhar. Lembram-se do "Volare", dos Gispy Kings? Esqueçam. Esta versão é qualquer coisa dentro do género da "Ken Lee".

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Falar bem Português

Estava a Edite Estrela numa bomba da A2 a caminho do Algarve, quando vê começarem a chegar muitas motos.
Quando um dos motociclistas lhe passa ao pé, ela pergunta:
- Desculpe, mas aonde vão todas estas motos?
- Vamos para Faro. - diz o motociclista.
Imediatamente a Senhora Dona Edite Estrela, com um sorriso condescendente, diz:
-Lamento, mas o que disse não está correcto.
-Ahn? (que é como quem diz: desculpe não percebi, importa-se de repetir)-O senhor é de Lisboa?
-Sou. Porquê?
-Então deveria ter dito 'Eu vou a Faro', porque isso implica que vai e volta. Se disser 'Eu vou para Faro' isso implica que vai e não volta, o que não é correcto.

O motociclista começa então a fazer uma cara de concentração à Edite.
-Não está a perceber o que eu disse? Pergunta ela, muito solícita.
-Não, não! Eu percebi! Estou é a pensar se a mando à merda...ou para a merda...

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Paul McCartney

Paul McCartney comemora hoje 66 anos.
Sir James Paul McCartney, é um cantor, músico e compositor britânico que ficou conhecido como integrante do grupo de rock Beatles. Foi com John Lennon que formou a dupla de compositores mais famosa da história da música em todos os tempos, compondo a maioria das canções e melodias do grupo.
Deixo-vos uma música que me recorda a minha infância, e que há muitos anos não ouvia. Acho que todos se lembrarão, pelo menos, do vídeo de "We all stand together".

terça-feira, 17 de junho de 2008

David Mourão Ferreira

Assinalaram-se ontem os 12 anos da morte de David Mourão Ferreira, escritor e poeta lisboeta. Mourão Ferreira foi também professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, depois de aí se ter licenciado em Filologia Românica. Não me importava que tivesse feito parte do leque dos ilustres Professores que me deram aulas nessa grande instituição que é a FLUL. Não tendo sido sua aluna, coisa que temporalmente seria impossível, aprecio particularmente alguns dos seus poemas, que foram musicados para Fado. Como tal, e para recordar o autor, deixo-vos em vídeos algumas interpretações de fados escritos por Mourão Ferreira.
O primeiro, "Primavera", é interpretado por Mariza, seguindo-se "Libertação" e "Barco Negro", brilhantemente interpretados por Amália Rodrigues, e regressamos depois a Mariza numa interpretação de "Maria Lisboa".







segunda-feira, 16 de junho de 2008

XIII TUIST - Festival Internacional de Tunas "Cidade de Lisboa"

Fui, na passada Sexta-feira, ao primeiro dia do XIII TUIST - Festival Internacional de Tunas "Cidade de Lisboa". Estiveram presentes a TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, tuna organizadora do Festival que obviamente participou como "extra-concurso", a EUL - Estudantina Universitária de Lisboa, a Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa, e a Azeituna - Tuna de Ciências da Univesridade do Minho.
Devo dizer que, na humilde opinião de quem já assistiu a muitos festivais, as melhores do primeiro dia de Festival, e não posso falar do segundo dia porque infelizmente não pude estar presente, foram sem dúvida a Azeituna e a Estudantina. Pelo que sei, o júri concordou comigo no que respeita a actuação da Estudantina, uma vez que foi esta tuna que foi premiada com o prémio de Melhor Tuna.
A Estudantina apresentou um repertório absolutamente fabuloso, e para vos provar o que digo, deixo-vos vídeos da actuação. A primeira música chama-se "Amor a Portugal", a segunda é o já famoso "Fado Português", e a última é um instrumental, "Bandolinata".
Parabéns à Estudantina, e Parabéns à TUIST por mais um aniversário e um fabuloso festival.







quarta-feira, 11 de junho de 2008

Richard Strauss

Faz hoje anos que nasceu, em 1864, Richard Strauss, compositor alemão. Neste momento devem estar a pensar "quem é esse gajo?". Pois é, asseguro-vos que toda a gente sabe quem ele é, quanto mais não seja porque foi ele quem compôs a música que foi utilizada no filme "2001, Odisseia no espaço". Originalmente, a música é na realidade um poema sinfónico, chama-se "Also spracht Zarathrustra" ("Assim falou Zarathrustra"), e foi composta em 1891.
Além dessa, Richard Strauss compôs também "Don Juan", em 1889, também um poema sinfónico.

Deixo-vos os vídeos para que possam ficar a conhecer mais um bocadinho deste compositor.




terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia de Portugal

Assinala-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O dia de Portugal assinala-se hoje por ser a data da morte de Luís Vaz de Camões, autor d'"Os Lusíadas" (pode ser que haja quem não saiba quem é o senhor...), que morreu em 1580.
Para quem não sabe, fica a saber que “Os Lusíadas” são uma obra poética, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.
A obra é composta de dez cantos (não vá alguém achar que tem menos…). A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.
Deixo-vos a capa da primeira edição da obra, de 1572.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Gente burra, que dá respostas brilhantes...

É este o país que temos, são estes os alunos que andam nas escolas nacionais.

*O metro é a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre e para o cálculo dar certo arredondaram a Terra! *

*O cérebro humano tem dois lados, um para vigiar o outro.*

*O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.*

*Quando o olho vê, não sabe o que está a ver, então ele amanda uma foto eléctrica para o cérebro que lhe explica o que está a ver.*

*O nosso sangue divide-se em glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e até verdes! *
*Nas olimpíadas a competição é tanta que só cinco atletas chegam entre os dez primeiros.*

*O piloto que atravessa a barreira do som nem percebe, porque não ouve mais nada.*

*O teste do carbono 14 permite-nos saber se antigamente alguém morreu.*

*Antes mesmo da guerra a mercedes já fabricava volkswagen.*

*O pai de D. Pedro II era D. Pedro I, e de D. Pedro I era D. Pedro 0*

*Nos aviões, os passageiros da primeira classe sofrem menos acidentes que os da classe económica.*

*O índice de fecundidade deve ser igual a 2 para garantir a reprodução das espécies, pois precisa-se de um macho e uma fêmea para fazer o bebé. Podem até ser 3 ou 4, mas chegam 2.*

*O homossexualismo, ao contrário do que todos imaginam, não é uma doença, mas ninguém quer tê-la. *

*Em 2020 a caixa de previdência já não tem dinheiro para pagar aos reformados, graças à quantidade de velhos que não querem morrer.*

*O verme conhecido como solitária é um molusco que mora no interior, mas que está muito sozinho.*

*Na segunda guerra mundial toda a Europa foi vítima da barbie (queria dizer, decerto, barbárie) nasista.*

*Cada vez mais as pessoas querem conhecer a sua família através da árvore ginecológica.*

*O hipopótamo comanda o sistema digestivo e o hipotálamo é um bicho muito perigoso.*

*A Terra vira-se nela mesma, e esse difícil movimento chama-se arrotação.*

*Lenini e Stalone eram grandes figuras do comunismo na Rússia.*

*Uma tonelada pesa pelo menos 100Kg de chumbo.*

*Quando os egípcios viam a morte a chegar, disfarçavam-se de múmia.*

*Uma linha recta deixa de ser recta quando encontra uma curva.*

*O aço é um metal muito mais resistente do que a madeira.*

*O porco é assim chamado porque é nojento.*

*A fundação do Titanic serve para mostrar a agressividade dos ice-bergs.*

*Para fazer uma divisão basta multiplicar subtraindo.*

*O sul foi posto debaixo do norte por ser mais cómodo.*

*Os escravos dos romanos eram fabricados em África, mas não eram de boa qualidade.*

*O tabaco é uma planta carnívora que se alimenta de pulmões.*

*Na Idade Média os tractores eram puxados por bois, pois não tinham gasolina.*

*Princípio de Arquimedes: qualquer corpo mergulhado na água, sai completamente molhado.*

*Pergunta: Em quantas partes se divide a cabeça?
Resposta: Depende da força da cacetada.*

*A trompa de Eustáquio é um instrumento musical de sopro, inventado pelo grande músico belga Eustáquio, de Bruxelas.*

*Parasitismo é o facto de um gajo não trabalhar e viver à 'pala' dos outros, de dinheiro, cigarros e outros bens materiais.*

*O Convento dos Capuchos foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do monte.*

*A Terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados do mundo.*

terça-feira, 3 de junho de 2008

Europa versus Itália

Enviaram-me este vídeo para o e-mail e não resisti a partilhá-lo convosco. As semelhanças entre os Portugueses e os Italianos pareceram-me tão reais, que se a bandeirinha italiana fosse substituída pela portuguesa ninguém daria pela diferença.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Rock in Rio Lisboa 2008

Chegou a hora de fazer um balanço de um fim-de-semana de Rock in Rio.
Na sexta-feira era suposto ter lá ido, juntamente com as 100.000 pessoas que por lá andaram. Mas, felizmente, tomei a melhor decisão que podia ter tomado: ficar em casa a ver Amy Winehouse, via televisão. Numa boa companhia e com um fabuloso jantar de sushi à frente, lá me sentei no sofá para apreciar o concerto da Amy. Após 45 minutos de espera, aguentados de forma brilhante pelos repórteres da Sic Radical, a quem dou os meus parabéns por terem conseguido manter o directo sem "rede" e de forma brilhante, lá chegou a Amy ao palco. Chegou a fumar qualquer coisa estranha (seria crack, ou um simples charrito?) e teve de ser empurrada para palco. Bom, já toda a gente sabe a figura que ela fez, mas eu não consigo deixar de relembrar a queda, a perda do sapato, o choro, a má voz, o chupão no pescoço (sim, que ela esteve nesse dia com o marido na prisão...), a mão enfaixada (ninguém me tira da cabeça que ela se auto-mutilou antes de entrar em palco), e a constante mexida no vestido... (cheira-me que ela tinha coisas para cheirar guardadas ao longo do curto vestido).
Enfim, todo o concerto foi uma desilusão, e eu confesso que queria mesmo ter ido... Antes de o ver pela televisão. Olhando para trás, agradeço mesmo muito o facto de não ter ido para o meio das 100.000 pessoas, evitando confusões, estacionamentos em sítios estranhos e, obviamente, o concerto da Amy. Foi muito mais divertido vê-la em casa, perceber que ela é muito boa, mas em CD, e concluir que os "back-vocals" dela deram um concerto muito muito bom.

Mas a sexta-feira passou e sábado toda a gente ia. E lá fui eu também. Confesso que não vi o concerto de Alanis Morissette, mas ouvi algumas músicas, lá ao longe. Parece-me que ela fez uma excelente escolha de repertório, ao tocar músicas do primeiro e segundo álbuns, que toda a gente conhecia.
Depois de Alanis, veio o Alejandro Sanz que optou, erradamente, por tocar músicas menos conhecidas. Valeu-lhe ter convidado para palco a Ivete Sangalo, que brilhou ao cantar "Corazón Partío". Foi o momento alto do concerto do nosso vizinho...
Momento mais esperado da noite: o concerto de Bon Jovi. Dando a opinião de quem não aprecia o senhor, nem em particular a música, afirmo e repito: MUITO BOM! O John está melhor com a idade, as músicas são intemporais. E eu não acho grande piada. Acho é que ele devia ter tocado o "Bed of roses". Aliás, acho eu, achou muita gente com quem falei, e acharam os comentadores da Sic Mulher (se não estou em erro... não tenho a certeza se foram os da Sic Mulher, se foram os da Sic Radical). Mas tirando esse pequeno lapso, John tocou tudo o que havia para tocar, presenteou a plateia com duas horas de concerto, e ainda apareceu com uma camisola da Selecção Portuguesa de Futebol vestido, já depois de ter andado no meio do público com a nossa bandeira ao pescoço. Fabuloso!

No Domingo, o dia da criança, actuaram as Docemania, as Just Girls e os 4Taste. Medo! Como é óbvio, não vi, não estava, não quero saber.
Cheguei um bocadinho mais tarde, já depois dos Xutos terem actuado, e também dos Tokio Hotel... Vou só dar a minha opinião em relação a estes últimos. Ou melhor, em relação às fãs deles. Ou melhor ainda, em relação aos pais dessas fãs. Numa reportagem na televisão, perguntaram a uma das crianças que estava na plateia há quanto tempo é que ela estava ali. E a resposta foi "desde SEXTA-FEIRA"!!!! Aquela criança, ou adolescente, ou o quer que seja, não tinha mais de 15 anos. Portanto digam-me: quem é o pai que no seu perfeito juízo deixa uma jovem de 15 anos dormir na rua, à porta do Rock in Rio durante 2 noites??? Está tudo doido, só pode...
Bem, mas depois veio a Joss Stone, uma jovem com um senhor vozeirão, que actuou descalça, chorou de emoção por nunca ter actuado para tanta gente, e distribuiu flores ao público. Confesso que só conhecia uma música de Stone e que fiquei surpreendida, pela positiva, com a sua voz. Muito, muito bom!
Finalmente, e para acabar em grande o fim-de-semana, veio o "tio" Rod Stewart. E que bem impressionada que eu fiquei. O senhor está ainda no auge. Cantou durante 1h30, sem parar, dançou, chutou as 100 bolas que tinha pedido para o público, e foi brilhantemente acompanhado por três "back-vocals", uma violinista, e uma saxofonista extraordinárias. "Tio", volte, está completamente aprovado! Há muito tempo que não ouvia nada assim.

Balanço geral: uma organização fantástica, um ambiente simpático, umas casas de banho melhoradas, o habitual pesadelo para comer, o habitual hábito português de não pôr o lixo nos respectivos caixotes (que existiam por todo o lado no recinto, com separação de lixo, portanto não há desculpa), as constantes filas para todo o lado. Mas também, com a quantidade de pessoas que lá estavam, se não houvesse filas as pessoas que lá trabalhavam não podiam ser pessoas, teriam de ser robots. No fundo, o balanço é muito positivo, a quem ainda não foi, ainda tem mais dois dias para poder dar um pulinho à Cidade do Rock. Vale a pena. "Por um Mundo melhor"