terça-feira, 31 de março de 2009

Tour Eiffel, joyeux anniversaire




A Torre Eiffel, construída para comemorar o centenário da revolução francesa, foi inaugurada a 31 de Março de 1889 e comemora hoje 120 anos de existência.
Construída no Champ de Mars, no lado direito do rio Sena, a torre é uma das mais conhecidas estruturas de ferro do mundo.
Foi através de um concurso de design arquitectónico para a construção de um monumento que, de entre os mais de 100 designs submetidos a concurso, Gustave Eiffel conseguiu ver o seu projecto realizado.
A torre herdou o nome do seu criador, e tornou-se na estrutura mais alta do mundo: tem 317 metros de altura, e pesava 7.300 toneladas quando foi construída. Actualmente deverá pesar cerca de 10.000 toneladas, uma vez que alberga restaurantes, lojas e museu. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel esteve para ser demolida, mas o seu valor como antena de transmissão de Rádio salvou-a. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
Para o ano de 2009, ano em que a torre comemora 120 anos, está previsto que a plataforma panorâmica do último andar seja redesenhada.

Sem comentários: