domingo, 4 de maio de 2008

Dia da Mãe

Não vou aqui escrever um texto do género do que escrevi no dia do Pai, por uma simples razão: não me quero tornar repetitiva.
Mas descobri várias coisas interessantes sobre este dia, que aqui partilho convosco:

"As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.
Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, tendo as cerimónias em sua homenagem começado por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

No século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, cujo objectivo era o de homenagear todas as mães inglesas. Nessa altura a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os patrões davam um dia de folga aos seus empregados para que estes passassem o dia com as suas mães.

Mas, segundo a maior parte das fontes, o dia da Mãe foi criado a partir da ideia da norte-amerciana Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães.
A 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade.
Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.
Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe."

Em Portugal, o Dia da Mãe celebrava-se, até há pouco tempo, no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, mas actualmente é celebrado no primeiro Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.


À minha Mãe, a quem agradeço tudo o que fez e ainda hoje faz por mim, desejo-lhe mais um fabuloso dia, tal como lhe desejo todos os dias do ano...

Sem comentários: