terça-feira, 15 de abril de 2008

Curiosidades....

Parece que o dia 15 de Abril foi um dia recheado de acontecimentos importantes. Descobri algumas curiosidades sobre este dia, e decidi partilhá-los convosco, caríssimos leitores.
Em 1452 nasceu o célebre Leonardo DaVinci, pintor, escultor, arquitecto, físico, entre outras profissões. Pintou a "Última Ceia" e a famosa "Gioconda", ou "Mona Lisa", que nos segue com o olhar para onde quer que vamos.
Em 1902, nasceu o saudoso jornalista português Fernando Pessa. Quem é que não se lembra da famosa frase "E esta hein?", com a qual terminava as suas reportagens?
Em 1955, nasceu Dodi Al-Fayed, o "famoso" empresário egípcio e namorado da Princesa Diana de Gales, que com ela morreu num acidente de carro no Tunel de Alma, em Paris, em 1997.
Em 1764, em Versalhes, morria a Madame de Pompadour, que ficou conhecida por ser a amante de Luis XV, rei de França. Foi uma das mulheres mais poderosas da sua época, tendo-se tornado amante real e conselheira do rei. Foi ela que impulsionou a fundação da Fábrica de porcelanas de Sèvres.
Em 1865, morreu Abraham Lincoln, 16o Presidente dos Estado Unidos, o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano.
Em 1980, morreu Jean-Paul Sartre, filósofo francês. Foi autor, entre outros, de "La Nausée", "Les Mouches", "Huis-Clos".
Por cá, em 1996, Portugal perdia um dos seus maiores símbolos do Teatro e do Cinema, com a morte de Beatriz Costa, a senhora da franjinha, que cantou "Ai chega, chega, chega, chega a minha agulha", na "Canção de Lisboa". Todos nos lembramos, não? Afinal de contas, faz parte da nossa infância...
Quanto a eventos históricos, de realçar que em 1912 naufragou o RMS Titanic. Morreram cerca de 1500 pessoas, depois do navio chocar contra um iceberg em pleno Atlântico Norte. Este navio tinha, na proa, inscrita uma frase que confesso não recordar bem, mas era qualquer coisa como "Nem a força de Deus o derruba"... Irónico, não é?
Em 1923, a insulina torna-se disponível para uso por pacientes que sofrem de diabetes.
Em 1955 inaugura-se o primeiro restaurante da McDonald's... Eu até gosto, não há nada melhor do que as batatas fritas deles... Mas até era mais feliz se não houvesse a tentação...

E pronto! Aqui ficam algumas curiosidades sobre este dia, que pelos vistos foi bem recheadinho...

Para que se possam distrair, deixo-vos algumas cenas de Beatriz Costa, porque afinal de contas, "recordar é viver".
E já agora, deixo-vos também a música mais conhecida da banda sonora do filme "Titanic", realizado por James Cameron em 1997. O filme venceu 11 Óscares, incluindo o de Melhor Filme.







1 comentário:

Manana disse...

Meu Deeeeeuuuuuus! Agora lembrei-me do famoso "Titanic Por Episódios" que eu não aguentei em tua casa e deu direito a uma grande sesta em tua casa depois de um almoço de sardinhas, no dia a seguir àquela minha festa de anos surreal e chinesa! A blast from the past!