quinta-feira, 20 de março de 2008

Violência nas escolas

O tema do dia hoje foi um vídeo colocado no YouTube em que se pode ver (aliás, podia, porque felizmente o vídeo foi retirado do site) uma aluna a agredir uma professora durante uma aula. A agressão deu-se porque a professora, no seu pleno direito de autoridade máxima dentro da sala de aula , decidiu retirar à aluna o telemóvel cuja utilização dentro de aula, segundo sei, é proibida. Bom, basicamente a "criança" passou-se, decidiu tratar a professora por "tu" (como se fossem amigas íntimas, ou fizessem parte da mesma família) e agredi-la, empurrando-a, forçando-a a devolver o telemóvel que, na realidade, nunca saiu da sua posse. De frisar é também o facto de tudo isto se passar na presença de outros alunos que, como é óbvio, além de não fazerem nada durante alguns minutos (ou porque ficaram incrédulos e não tiveram reacção, ou porque simplesmente decidiram "gozar o prato"), ainda gozam com a situação, nomeadamente um deles, que decide gravar a cena e comentá-la com frases do tipo "A velha vai cair"... Fabuloso! Bela forma de tratar uma professora!
Quando vi isto, ocorreram-me vários pensamentos. Primeiro, não percebo como é que a professora não desiste e, em vez de forçar a entrega do telemóvel, não opta pela expulsão da "criança" da sala de aula. Depois, também não percebo porque é que nenhum dos alunos se mexe, seja para defender a colega, seja para defender a professora (fui aluna durante muitos anos e tenho a certeza que se tivesse assisitido a uma cena deste género não só eu, como os meus colegas, teríamos intervido para um dos lados). Além disso, também não consigo perceber quem é o "iluminado" que, perante tal cena, se lembra de a gravar.
Mas, como é óbvio, o que me chateia mais não é a cena em si. O que me chateia mesmo, o que acho completamente inconcebível, o que não aceito, o que repugno, é a falta de respeito. O que eu não percebo é como é que chegámos a este ponto, em que os alunos não respeitam os professores, agridem-nos e fazem o que querem dentro da sala de aula. No meu tempo, que não foi assim há tanto quanto isso, ninguém levantava a voz a um professor. O professor era, e devia continuar a ser, a autoridade máxima dentro da sala de aula.
Mas o que me preocupa mesmo é que esta cena hoje foi abertura de telejornais, mas será que quando a "criança" chegou a casa foi repreendida? Será que lhe foi aplicado algum castigo? De que lado terão ficado os pais, do lado da filha ou do lado da professora agredida? Se a aluna não sofreu qualquer consequência após esta cena, o mundo está definitivamente a andar de pernas para o ar.
Acho sinceramente que esta "Geração Morangos" devia começar a levar umas reguadas de vez em quando. Não só na escola, mas também em casa. Um estalo dado na altura certa nunca fez mal a ninguém, um castigo aplicado no momento adequado faz crescer e aprender. Não me venham cá com teorias de que se a criança é castigada ou se leva um estalo, fica traumatizada. Não fica! Fica um bocado chateada com os pais, mas não ganha nenhum trauma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ámen!...

Anónimo disse...

sim sim, eu dizia lhe o trauma... como diria um amigo meu... "uma 'fatada" so lhe fazia era bem!! eu bem digo, se um dia por uma qq ma sorte tiver q vir a dar aulas vou implantar um clima de terror na sala! tenho dito!