segunda-feira, 31 de março de 2008

Eu nem gosto nada...

Sabiam que o Ewan McGregor faz anos hoje? Pensar que o senhor nasceu em 1971... Está bem conservado para quem tem 37 anos...
E como eu até gosto dele, ficam aqui uns links para verem algumas das melhores cenas cinematográficas da história, e ouvirem uma das melhores bandas sonoras alguma vez feitas.





sábado, 29 de março de 2008

E porque hoje é Sábado...

E não me apetece escrever, e não tenho imaginação, e os caros leitores também têm de se rir (mais ainda) quando visitam este fabuloso blog, aqui ficam uns videozinhos para animar...







Desculpem lá o último, que já é conhecidíssimo, mas eu rio-me sempre às gargalhadas.

Bom Sábado!

E ainda perguntam porquê...

É por estas e por outras que eu não vou ao ginásio... Divirtam-se!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Dia Mundial do Teatro

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Teatro, sabiam? Não sabiam, ficam a saber.
Não vos posso é explicar o que é que se celebra em concreto: se é a arte, se são os actores, os teatros (espaço físico), os dramaturgos, os encenadores, os figurinistas, os sonoplastas, os contra-regras, os pontos, os espectadores... Não sei. Nunca percebi bem.
Mas o que interessa é que o Teatro tem um dia só para ele.
Essa arte que apaixona, essa arte que faz rir, chorar, desesperar, enraivecer, arrepiar. Essa arte que constantemente está em mutação. Essa arte que nos distrai, mas que tantas vezes nos mostra aquilo que não queremos ver.
A arte que existe graças a mentes brilhantes como Gil Vicente, Almeida Garrett, António Ferreira, Raúl Brandão, Bernardo Santareno, Shakespeare, Molière, Corneille, Eurípides, Sófocles, Calderón de la Barca, e tantos outros.
A arte que nos é (ou foi) transmitida através de Amélia Rey Colaço, António Silva, Vasco Santana, Beatriz Costa, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Luís Miguel Cintra, André Gago, Almeno Gonçalves, Paula Sousa, Paulo Oom, Diogo Infante, Henrique Viana, Lurdes Norberto, Maria do Céu Guerra, e tantos, tantos outros que agora não enumero porque o espaço não o permite.
O Teatro é a arte que tem o poder de nos transportar para um outro mundo, durante algumas horas, sem que saiamos do mesmo sítio, da mesma cadeira, do mesmo espaço.
É a arte que fica eternamente, é a arte que nos faz ganhar um "bichinho" que não sai nunca mais.
Quem sobe a um palco uma vez, deseja que essa experiência se repita, e que o pano nunca desça.

Pérolas... Ken Lee

Ontem não havia inspiração... Hoje, isto não está muito melhor. Mas é preciso fazer um esforço e manter os leitores interessados neste grande blog! Como tal, e para vos fazer rir um bocadinho, deixo-vos mais uma pérola. Confesso que não fui eu quem a descobriu, foi-me "apresentada" por um outro blog, que leio assiduamente.
Preparem os ouvidos, e o dicionário... Porque parece que a senhora se expressa em Inglês, pelo menos ela assim o diz, mas eu confesso que não percebi nada do que ela disse...
Divirtam-se!!!



E nem de propósito... Descobri que a Mariah Carrey faz hoje anos, mais precisamente, 38.

terça-feira, 25 de março de 2008

"E hoje a cantar..."

40 mil exemplares editados hoje de "A Vida que eu Escolhi", do grande cantor Tony Carreira! Não nos bastava o senhor encher o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e o Olympia, em Paris, agora também se escrevem livros sobre ele. E editam-se 40.000! Ok, eu sei que há quem goste das músicas dele, aliás eu própria sei o refrão de uma ou duas, mas daí a comprar um livro escrito sobre ele... Vai um grande passo. Bom, isto tudo para dizer, e para mal dos meus pecados acabar por fazer publicidade, que a biografia de Tony Carreira foi hoje editada. Rodeado de fãs, que sabem as músicas todas de cor, que sabem quando é que ele nasceu, que sabem quem foi a sua primeira namorada, qual era a profissão que o pai queria que ele seguisse, qual foi o seu primeiro emprego, etc..., e com duas estações de televisão a fazer reportagem em directo, lá estava Tony feliz por mais um objectivo alcançado: pôr Portugal a ler a sua história. É o país que temos! Não se compram jornais, não se compram os "clássicos", mas compra-se Tony! Ao menos sempre se lê qualquer coisa.
Enfim, como o senhor comemora 20 anos de carreira, que até têm sido produtivos e que trazem novas melodias para o país, aqui ficam os meus Parabéns, com os votos que venham mais sucessos daqui para a frente, durante muitos mais anos. Parabéns Tony!

"E hoje a cantar
Em cada canção trago esse lugar no meu coração
Criança que fui e homem que sou e nada mudou
E hoje a cantar não posso esquecer aquele lugar que me viu nascer
Tão bom recordar aquele cantinho e os sonhos de menino"

("Sonhos de Menino" / Tony Carreira)

segunda-feira, 24 de março de 2008

Dia do Estudante

Porque hoje é o Dia do Estudante; porque "recordar é viver"; porque as saudades dos bons velhos tempos de bar são algumas; porque foram os melhores tempos das nossas vidas; porque fizemos o que quisemos, como quisemos e com quem quisemos; porque aprendemos e nos formámos; porque ensinámos o que sabíamos, da melhor forma que pudemos; porque a Tradição Académica merece ser conservada, recordada, estimada e respeitada; porque os amigos que ficaram foram muito poucos mas muito bons; porque até há uma versão desta música com um refrão bem mais engraçado (mas que eu não posso publicar), fica aqui uma homenagem a todos os Estudantes. Aos que foram, aos que são, e aos que hão-de ser.

Que negra sina ver-me assim
Que sorte e vil degradante
Ai que saudades eu sinto em mim
Do meu viver de estudante

Nesse fugaz tempo de Amor
Que de um rapaz é o melhor
Era um audaz conquistador das raparigas
De capa ao ar cabeça ao léu
Sem me ralar vivia eu
A vadiar e tudo mais eram cantigas

Nenhuma delas me prendeu
Deixá-las eu era canja
Até ao dia que apareceu
Essa traidora de franja

Sempre a tinir sem um tostão
Batina a abrir por um rasgão
Botas a rir num bengalão e ar descarado
A malandrar com outros tais
E a dançar para os arraiais
Para namorar beber, folgar cantar o fado

Recordo agora com saudade
Os calhamaços que eu lia
Os professores da faculdade
E a mesa da anatomia

Invoco em mim recordações
Que não têm fim dessas lições
Frente ao jardim do velho campo de Santana
Aulas que eu dava se eu estudasse
Onde ainda estava nessa classe
A que eu faltava sete dias por semana

O Fado é toda a minha fé
Embala, encanta e inebria
Dá gosto à gente ouvi-lo até
Na radio - telefonia

Quando é cantado e a rigor
Bem afinado e com fulgor
É belo o Fado, ninguém há quem lhe resista
É a canção mais popular, toda a emoção faz-nos vibrar
Eis a razão de ser Doutor e ser Fadista

("Fado do Estudante" / Vasco Santana in "A Canção de Lisboa")

quinta-feira, 20 de março de 2008

Violência nas escolas

O tema do dia hoje foi um vídeo colocado no YouTube em que se pode ver (aliás, podia, porque felizmente o vídeo foi retirado do site) uma aluna a agredir uma professora durante uma aula. A agressão deu-se porque a professora, no seu pleno direito de autoridade máxima dentro da sala de aula , decidiu retirar à aluna o telemóvel cuja utilização dentro de aula, segundo sei, é proibida. Bom, basicamente a "criança" passou-se, decidiu tratar a professora por "tu" (como se fossem amigas íntimas, ou fizessem parte da mesma família) e agredi-la, empurrando-a, forçando-a a devolver o telemóvel que, na realidade, nunca saiu da sua posse. De frisar é também o facto de tudo isto se passar na presença de outros alunos que, como é óbvio, além de não fazerem nada durante alguns minutos (ou porque ficaram incrédulos e não tiveram reacção, ou porque simplesmente decidiram "gozar o prato"), ainda gozam com a situação, nomeadamente um deles, que decide gravar a cena e comentá-la com frases do tipo "A velha vai cair"... Fabuloso! Bela forma de tratar uma professora!
Quando vi isto, ocorreram-me vários pensamentos. Primeiro, não percebo como é que a professora não desiste e, em vez de forçar a entrega do telemóvel, não opta pela expulsão da "criança" da sala de aula. Depois, também não percebo porque é que nenhum dos alunos se mexe, seja para defender a colega, seja para defender a professora (fui aluna durante muitos anos e tenho a certeza que se tivesse assisitido a uma cena deste género não só eu, como os meus colegas, teríamos intervido para um dos lados). Além disso, também não consigo perceber quem é o "iluminado" que, perante tal cena, se lembra de a gravar.
Mas, como é óbvio, o que me chateia mais não é a cena em si. O que me chateia mesmo, o que acho completamente inconcebível, o que não aceito, o que repugno, é a falta de respeito. O que eu não percebo é como é que chegámos a este ponto, em que os alunos não respeitam os professores, agridem-nos e fazem o que querem dentro da sala de aula. No meu tempo, que não foi assim há tanto quanto isso, ninguém levantava a voz a um professor. O professor era, e devia continuar a ser, a autoridade máxima dentro da sala de aula.
Mas o que me preocupa mesmo é que esta cena hoje foi abertura de telejornais, mas será que quando a "criança" chegou a casa foi repreendida? Será que lhe foi aplicado algum castigo? De que lado terão ficado os pais, do lado da filha ou do lado da professora agredida? Se a aluna não sofreu qualquer consequência após esta cena, o mundo está definitivamente a andar de pernas para o ar.
Acho sinceramente que esta "Geração Morangos" devia começar a levar umas reguadas de vez em quando. Não só na escola, mas também em casa. Um estalo dado na altura certa nunca fez mal a ninguém, um castigo aplicado no momento adequado faz crescer e aprender. Não me venham cá com teorias de que se a criança é castigada ou se leva um estalo, fica traumatizada. Não fica! Fica um bocado chateada com os pais, mas não ganha nenhum trauma.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Dia do Pai

Hoje celebra-se em Portugal, Espanha e Itália o Dia do Pai. Este dia é celebrado um pouco por todo o Mundo mas, segundo descobri hoje, em dias diferentes.
Acho muito bem que o dia seja celebrado, assim como o Dia da Mãe, porque afinal é graças a eles que existo. Se não fossem eles, eu não estaria aqui a escrever este textinho...
Mas há uma coisa que me enerva. Quer dizer, chateia-me um bocadinho... As campanhas publicitárias, as promoções, os "presentes que tens de dar ao teu pai!!!". Mas porquê? Por que raio é que este dia, tal como o da Mãe, o dos Namorados, e tantos outros, se tornou numa boa desculpa para os comerciantes fazerem negócio?
Contra mim falo, que neste dia dou sempre um miminho aos papás... Mas é um miminho! Não é por ser dia do Pai, ou da Mãe, que eles merecem mais... Eles merecem mimos TODOS os dias!
Eles mudaram-nos as fraldas, deram-nos banho, passaram noites em branco, ficaram, e ainda ficam, à nossa cabeceira quando estivemos doentes, levaram-nos e foram buscar-nos às festas dos amigos, educaram-nos (e ainda hoje educam), e é preciso UM dia para lhes agradecermos? Não! Temos de lhes agradecer todos os dias, temos de os respeitar, prezar, admirar, amar.
Afinal, é graças a eles que nos tornamos na pessoa que somos, é graças a eles que estamos no mundo, é graças a eles que nos sentimos amados todos os dias.
Da minha parte, agradeço ao meu Pai tudo o que fez, e ainda hoje faz, por mim.
A todos os pais, desejo um feliz dia do Pai, não só hoje, mas todos os dias.

E já agora, deixo só uma pergunta: Quando raio é o dia dos Filhos? Não que eu faça questão que exista, mas já que há o da Mãe e do Pai, e que todos deixamos de celebrar o da Criança mais cedo ou mais tarde, não era má ideia instituir o dia dos Filhos...

terça-feira, 18 de março de 2008

YouTube: uma fonte de...

Não vou fazer nenhum comentário. Apenas vos deixo estes links. São "bailarinos" de um conhecido programa de televisão. Tirem as vossas conclusões. O primeiro vídeo é bom, o segundo e o terceiro são brilhantes...





segunda-feira, 17 de março de 2008

Fazendo vontades

A pedido de várias famílias, cá está finalmente o meu humilde blog. Não sei o que aqui vai acontecer, não sei o que aqui se vai escrever, não sei se isto vai durar muito tempo ou não. Apenas espero ter vontade de o manter, paciência para escrever, e assunto para falar. E amigos que venham visitar e comentar.
Sejam então benvindos ao blog da Mãe Pata, que vos acolherá sempre, ou quase sempre, com bom humor (ao contrário do que acontece na vida real)...